Calvície e Queda de Cabelo

Deparar-se com a perda dos cabelos, e deixá-los partir pode ser natural para algumas pessoas. Para outras é uma oportunidade, uma escolha, uma mudança possível.

Entenda a calvície e queda de cabelo

Recorrer ao tratamento precocemente, acentuam as chances de recuperação. Há diferentes causas de perdas capilares e para muitas delas, já podemos apresentar novas opções de tratamento.

Acordar e encontrar vários fios no travesseiro e perceber a enorme quantidade com que caem no momento do banho ou no simples ato de pentear os cabelos até mesmo com as mãos são situações que tiram o sono de qualquer um.

É normal perder de 100 a 150 fios durante o dia. Porém em alguns períodos do ano pode ocorrer um aumento da queda dos cabelos e esse número pode chegar até 600. Esse tipo de queda muito comum é conhecida como Eflúvio Telógeno e dura cerca de 1 a 3 meses.

As mulheres, principalmente aquelas com cabelos muito longos, percebem com mais freqüência esse fenômeno, mas os homens também sofrem com a perda dos fios, mas em cortes mais curtos, a queda pode não ser notada.

Por medo, muitas mulheres deixam de lavar os cabelos por até 1 semana com receio de aumentar a queda dos fios, mas não lavá-los, pode aumentar a oleosidade e agravar a dermatite seborreica piorando ainda mais a queda.

Os fios se acumulam e vão se soltar na próxima lavagem, deixando a pessoa ainda mais preocupada com a quantidade perdida.

Há pessoas que visando remediar a situação recorrem ao MegaHair. O uso deste aplique que utiliza cola ou amarração não é aconselhável e pode acentuar o quadro, devido a tração provocada, além de geralmente causar a quebra dos fios, devido a técnica usada. Apliques com presilhas- tictac, podem amenizar a queda/quebra por tração, já que agridem menos o couro cabeludo e os fios.

Vale lembrar que o MegaHair, não conduz ao eflúvio que é condição transitória e pode sim melhorar a aparência. A questão do seu uso apenas denota um paliativo para melhorar a aparência, enquanto o desequilíbrio que engatilhou o eflúvio é reparado.

Existe outro tipo de queda de cabelos, onde normalmente não se nota tanto a queda, mas sim cabelos mais “ralos”. Esse quadro chamado de Alopecia Androgenética, geralmente é um processo longo. Os fios ficam extremamente finos e o couro cabeludo fica mais visível. Para não ficar na dúvida é importante procurar um especialista e saber como está a saúde capilar.

Muitas pessoas antes de procurar um especialista acabam optando por receitas caseiras com fama de milagrosas, que podem piorar o quadro de queda, por exemplo adição de pílulas de anticoncepcional, ampolas de vitaminas e remédios destinados ao uso veterinário no xampu. Estas misturas não tem comprovação científica e costumam ser bem desastrosas.

O primeiro passo é passar em uma consulta com um dermatologista onde será avaliada toda história clínica, exame físico, e dermatoscopia. Exames laboratoriais são também relevantes, (avaliação hormonal, hemograma, dosagem de vitaminas e minerais) e em alguns casos biópsia de pele do couro cabeludo para definir o diagnóstico e o tratamento adequado.

O tratamento é composto, basicamente por medicações via oral e tópica, xampus e mesoterapia capilar (injeções intradérmicas aplicadas no couro cabeludo).

Perguntas Frequentes:

Qual a melhor temperatura para lavar os cabelos?

A água quente remove a oleosidade intensamente, porém provoca excesso de oleosidade por rebote. A limpeza muito intensa profunda faz o corpo entender que há um ressecamento exagerado e manda fabricar mais óleo.

A água fria é excelente para os fios, favorecendo o brilho dos cabelos. De uma maneira geral, lave-os em água morna e faça o último enxague com água fria, se puder.

Chapinha todo dia danifica os fios?

Sim. Os produtos termo-protetores diminuem o dano, apesar de não o evitarem.

Reparador de pontas realmente ajuda evitar pontas duplas?

Na verdade, eles ajudam a melhorar o aspecto da ponta dupla que será definitivamente removida com a vitamina T: Tesoura.

É verdade que arrancar fio branco faz nascer mais?

Não, de forma alguma. Isso é um mito.

Qual segredo para o cabelo crescer mais rápido?

Todo cabelo cresce em média 1cm/mês. Algumas situações fisiológicas – como a gravidez – aumentam a taxa de crescimento, e outras patologias como doenças e deficiências de nutrientes diminuem essa média.

Prender o cabelo estraga?

Elásticos muito apertados podem fraturá-los ou se forem de materiais que causem atrito no fio.

Como ter cachos sempre definidos?

Cabelos bem hidratados e com controle da carga negativa ficam com esta aparência.

Usar aplique enfraquece os fios?

A amarração ou colagem do aplique pode quebrá-los dependendo de como são colocadas e quanto tempo que permanecem.

Meu cabelo é poroso. O que faço para tratar?

Muitas pessoas denominam assim quando os fios são ásperos, ressecados, crespos. Máscaras hidratantes com óleos naturais e silicone para selagem das cutículas capilares são excelentes opções – o uso da touca térmica pode otimizar o efeito.

Tenho cabelo crespo e lavo todo dia. É um crime?

Não. Mas cabelos crespos pedem mais atenção quanto ao ressecamento e portanto quanto à necessidade de hidratação.

Meu cabelo é quebradiço. Qual tratamento vai deixá-lo mais forte?

São cabelos que têm tendência à quebra naturalmente, como o caso dos crespos, étnicos, onde a haste apresenta torções na fibra que são pontos mais finos e frágeis ou por procedimentos químicos como alisamentos, coloração ou mecânicas como escovas e pranchas. Produtos com queratina ajudam a selar as cutículas, aumentando a resistência dos fios.

Só produtos caríssimos dão bons resultados?

De forma alguma. Preço não define qualidade! Mais importante é sintonizar as propriedades dos produtos e o tipo de cabelo para aumentar as chances de bons resultados.

É correto se manter fiel à mesma marca?

Não, por duas razões principais:

1º: O fenômeno da tolerância que ocorre;

2º: Porque a necessidade do cabelo altera de acordo com os diferentes processos que ocorrem como sol, vento, praia, piscina, químicas e secagem/modelamento.

Todo mundo tem que usar condicionador?

O condicionador ajuda a fechar as cutículas após a lavagem com shampoo, conferindo brilho aos cabelos. Principalmente os cabelos longos, porque contém fios de 2 a 3 anos pelo menos e ficam mais danificados com o decorrer do tempo. Os cabelos curtos, “à la garçon”, onde a haste tem menos que 5cm em média, ou seja cabelo de 6 meses no máximo – não sofre tantas intempéries e geralmente não apresenta a necessidade do condicionador.

O que fazer quando os fios brancos atormentam?

Coloração através de tinturas e clareadores.

Com que frequência devo cortar o cabelo?

Para modelar o corte perdido – sempre que quiser. Para mantê-lo sadio a cada 3 meses para retirar as pontas ressecadas e duplas.

Por que o cabelo fica com pontas duplas?

A ponta é a parte mais velha e frágil do cabelo e se ele for longo ela pode ter 5 a 7 anos de idade, e, portanto, por maior que seja o cuidado com ela, o sol, o vento, a piscina, as químicas, escovas e afins acabam por produzi-la.

Como aumentar o brilho dos cabelos?

Hidratando bem com condicionador/máscara e enxaguando com água fria.

Qual o melhor óleo para se usar? Argan, Macadâmia ou Pequi?

Cada um desses óleos se adapta melhor a um tipo de cabelo. Mas, óleos de maneira geral são complementos para hidratação dos fios.

Cortar as pontas ajuda os fios a crescerem?

Cortar as pontas não interfere no crescimento dos fios, mas ajuda a manter aparência saudável.

Quais ingredientes devo procurar em xampus e condicionadores para cabelo afro?

Os que contém óleo nas fórmulas ajudam bastante.

Como lidar com redemoinhos?

Use gel para modelar com secador no sentido oposto.

Tenho cabelo crespo e quero pouco volume e muita maciez. O que indica?

Associação de óleos e hidratantes.

O que fazer com as pontas duplas?

Cortá-las e eliminá-las é a solução definitiva, porém, reparadores de pontas ajudam a selar os fios – mascarando-as

Devo lavar o cabelo todo dia?

Você pode lavar o cabelo todo dia, principalmente se há seborreia e aumento de oleosidade ou transpiração excessiva e presença de resíduos.

O que fazer quando se tem cabelos oleosos?

Usar produtos que fazem uma limpeza profunda eventualmente e aumentar a frequência da lavagem com xampus com a propriedade seborreguladora.

Usar secador com certa frequência pode danificar os cabelos?

Sim. Para evitar use o acessório à distância adequada, movimentando-o.

Ampolas de 3 minutos funcionam?

Sim. Mas o uso em conjunto de hidratação com máscara é mais desejável.

Cabelos oleosos podem fazer hidratação?

Sim, porém não se esqueça de evitar o contato com o couro cabeludo e enxaguar bem com água morna ou fria.

Pintar danifica os fios?

Sim, mas não hesite em cuidar com máscaras e hidratantes reconstrutores.

Qual a frequência de hidratação em cabelos secos?

Você pode realizar máscara até uma vez por semana. Se o produto for compatível com calor é possível otimizar com a touca térmica.

Converse com nossa equipe, tire todas suas dúvidas e agende uma consulta.

Estamos localizados no coração do Alphaville

Clínica Andrezza Facci
Alameda Grajaú, 60
Conjunto 1907
Alphaville – Barueri/SP

Telefones:
(11) 4326-0871
(11) 99293-1730