Acne
A acne é uma doença de pele bastante frequente, que acomete a maior parte dos adolescentes, porém não se restringe a eles. É bastante comum em adultos, principalmente nas mulheres.
Entenda a Acne
É uma doença inflamatória crônica da unidade pilossebácea (formada por uma glândula sebácea e um pelo rudimentar) que acomete a face, tórax e as costas. O quadro é frequente na adolescência e apresenta curso prolongado, com períodos de piora e melhora, o que tem grande impacto psicossocial na qualidade de vida dos pacientes.
Como reconhecer: pode apresentar lesões não inflamatórias que são os comedões (conhecidos como cravos) e inflamatórias, que são as pápulas, pústulas e nódulos (as espinhas). Dependendo da forma como se apresentar, pode ser classificada em quatro graus:
- Grau I: presença de comedões
- Grau II: predominam lesões inflamatórias pápulo-pustulosas
- Grau III: apresentam nódulos e cistos
- Grau IV: forma grave caracterizada por nódulos maiores com saída de pus e fístulas (comunicação entre os nódulos)
Como cuidar da Acne?
Cuidados gerais:
O tratamento engloba limpeza adequada da pele e fotoproteção;
Cuidados específicos:
Tratamento tópico, orais;
Cuidados complementares:
Peeling químico, microdermoabrasão, limpeza de pele, laser, Led e LIP.
Reparação das sequelas:
Tratamento a laser, preenchedores, subcisão, microagulhamento e associação entre os diferentes métodos.
Oleosidade, um capítulo a parte
A pele acneica é em grande parte oleosa ou com tendência a se apresentar oleosa.
Poros dilatados e brilho são parâmetros clínicos para avaliá-la e também podemos quantificá-la com o uso de um instrumento chamado sebumeter®.
Assim concluímos que o controle da oleosidade é um dos primeiros passos para se evitar a acne, por isso a higienização correta, representa um cuidado fundamental.
Mas não podemos confundir acne com sujeira, poluição, resíduos de cremes e maquiagem. Tudo isso pode ser associado a acne, causando, piorando, mas não são responsáveis isoladamente. Pele limpa também tem acne.
Pele extremamente limpa pode ter acne também. Aliás o excesso de limpeza pode conduzir a acne por rebote. O que é isso? É quando por exemplo você provoca o ressecamento da pele por remoção exagerada de resíduos dela e faz seu cérebro entender que por estar assim, precisa de mais oleosidade para lubrificá-la e faz suas glândulas produzirem mais sebo! E fica portanto mais oleosa.
Há outro ponto também, pele oleosa pode não ser acneica.
É preciso entender que acne é uma doença de pele multifatorial – várias causas – mas de qualquer forma, em algum momento do processo temos:
- Um folículo com glândula que pode formar um comedo
- Aberto ou Fechado
- Que pode ou não inflamar
- Que pode ou não infeccionar
- E que podem ou não deixar sequelas à resolução
O nosso arsenal terapêutico é variado, não tem fórmula mágica e geralmente é combinado e personalizado, por mais que para o leigo possa parecer que tudo se resuma a mesma coisa. E acredite, o que nós queremos é o mesmo que os nossos pacientes desejam: é ver-se livre da acne antes que ela marque sua pele e sua alma.
Um parênteses sobre o Roacutan®
Muitos já ouviram falar desse medicamento cujo princípio ativo é a isotretinoína e é administrado via oral.
O medicamento sem sombra de dúvidas foi a maior revolução do tratamento da acne ao ponto de fazer muitos pacientes já chegarem ao consultório pedindo por ele como se fosse a cura.
Há até quem diga que ele é o grande milagre da dermatologia!
Gosto de dizer que ele não é a cura, uma vez que temos sim, mesmo que poucos, pacientes refratários ou que recidivam após o tratamento, mas que é a opção mais potente e agressiva de que dispomos para tratá-la, principalmente quando há risco de formação de cicatrizes.
E que no final das contas como apresenta alta resolutividade ele é interpretado mesmo como cura pelo paciente
No entanto, como tudo, há algumas ressalvas quanto a ele, que são avaliadas e detalhadas pelo dermatologista com cada paciente quando há indicação de uso.
Converse com nossa equipe, tire todas suas dúvidas e agende uma consulta.
Estamos localizados no coração do Alphaville
Clínica Andrezza Facci
Alameda Grajaú, 60
Conjunto 1907
Alphaville – Barueri/SP
Telefones:
(11) 4326-0871
(11) 99293-1730