Caspas

Fora as medidas de prevenção, há tratamentos específicos no combate com as caspas, problema que atinge muitas pessoas e acaba por prejudicar a auto-estima.

Saiba mais sobre as caspas

A caspa nada mais é do que o nome popular dado ao quadro da dermatite seborreica no couro cabeludo – uma inflamação acompanhada por descamação branca e, por vezes, um pouco amarelada que pode causar muita coceira, manchas vermelhas, irritação e feridas. De acordo com o Hospital Israelita Albert. Einstein, mais de 2 milhões de casos são diagnosticados por ano só no Brasil.

Fatores que motivam a caspa:

  • Oleosidade excessiva no couro cabeludo;
  • Genética;
  • Estresse;
  • Lavar a cabeça com água quente;
  • Uso frequente de chapéus;
  • Acúmulo de cremes e produtos no couro cabeludo;
  • Higienização incorreta da região ;
  • Proliferação do fungo Pityrosporum ovale.

 

Como prevenir a caspa?

Evitar dormir com os cabelos molhados ou mantê-los suados por muito tempo depois de atividades físicas (atitudes que contribuem para a proliferação de fungos). Lavar a cabeça depois de exercícios, secar bem e fugir da água quente são algumas das principais indicações para esse caso.

Além disso, manter uma alimentação equilibrada – uma vez que alimentos gordurosos contribuem para a condição – e diminuir o uso de cremes, géis e pomadas também é interessante, uma vez que esses produtos aumentam a oleosidade do couro cabeludo.

A massagem capilar para ativar a circulação no couro cabeludo também é recomendável para prevenir o problema. Além de fácil de fazer, a prática apresenta um alto coeficiente relaxante.

Você ainda pode apostar óleos vegetais para massagear. Muitos são super indicados para a caspa como o óleo de coco, jojoba e o óleo de rícino. Por fim, o álcool também catalisa a produção de sebo, então beber com moderação também pode te ajudar.

Opções de Tratamento

A caspa não tem cura, mas pode ser controlada. Lavar os cabelos com os famosos shampoos anticaspa indicados por um médico dermatologista, de três a quatro vezes por semana é o primeiro passo.

Caso você tenha um quadro crônico, consultar um dermatologista é fundamental para ter o diagnóstico correto e um plano de tratamento eficiente que combine protocolos diferentes para atacar o problema.

Tratamentos Indicados:

Converse com nossa equipe, tire todas suas dúvidas e agende uma consulta.

Estamos localizados no coração do Alphaville

Clínica Andrezza Facci
Alameda Grajaú, 60
Conjunto 1907
Alphaville – Barueri/SP

Telefones:
(11) 4326-0871
(11) 99293-1730